MARABA
RETORNA










Desde sempre a cidade de Marabá influenciou todo o seu em torno. Conteve o quanto pode Parauapebas, ciente que estavam seus moradores da insustentabilidade da bolha mineral ali. Agora com suas minas próximas a exaustão, a cidade vê Marabá que sempre acreditou em seus recursos naturais sustentáveis dá a volta e retornar ao crescimento e a manutenção do seu status de mais importante cidade do sul/sudeste do Para.

E num momento terrível para Parauapebas. Caos e bagunça instalados na gestão da cidade. Uma equipe de governo que faz o contrario todo o tempo. Achincalha, desgoverna, maltrata sua população, recursos e futuro. E uma câmara de vereadores que luta para se firmar e sobreviver a corrupção.

Viveu toda sua precoce maturidade dependendo de Marabá: INSS, RECEITA ESTADUAL, FEDERAL, MP, PF, JUCEPA, IBAMA, JUSTIÇA FEDERAL e tantos recursos mais. Até alguns anos atrás era tudo.
Nunca tivemos políticos ou empresários suficientes para discutir e propor algum destino para Parauapebas.

A mercê da VALE, inchamos, definhamos e caminhamos para a redução à vila, ao fim de serventia regional. Sem classe politica, sem classe econômica.

O despertar de Marabá é uma lição para nos parauapebenses. Com uma crença exagerada na “riqueza” e “capacidade” vimos a politicagem rasteira mergulhar a cidade no caos, a ver sua total submissão aos interesses exclusivos da VALE.  AGORA É RELATIVAMENTE TARDE.

Como cidade completa e centro regional estabelecidos, Marabá volta a atrair os investimentos significativos para a região.

O conjunto de fatores que fazem Marabá, Curionópolis e Canaã ganharem força regional é justamente o que estamos perdendo: capacidade de articulação, sorte e parceria responsável com VALE.


Mas há outros e interessantes mercados se abrindo em Parauapebas. Como dormitório temos uma gama enorme de serviços que continuarão a crescer e talvez salve uma boa parte do que  foi construído até hoje. Vamos torcer e ver.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem