Fulbright oferece bolsa integral para mestrado em cinema nos Estados Unidos
Por Nathalia Bustamante








Seu sonho é conquistar uma bolsa para mestrado em cinema nos Estados Unidos? Graças à Comissão Fulbright, em parceria com a CAPES, este sonho está mais próximo. Estão abertas até o dia 12/06 as inscrições para o programa Master in Fine Arts (MFA) – que oferece uma bolsa para mestrado em roteiro de cinema nos Estados Unidos, uma modalidade de pós-graduação específica da área de cinema e audiovisual que não encontra similar no Brasil.

São concedidas até 2 bolsas com duração de 21 meses, com início do programa nos EUA em agosto ou setembro de 2018. O benefício inclui uma bolsa mensal, que varia de acordo com a cidade escolhida; todas as anuidades e taxas acadêmicas; um auxílio-instalação de mil dólares, passagens de ida e volta para os Estados Unidos e seguro saúde.

Quem pode se candidatar
As inscrições serão gratuitas e feitas, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição da Comissão Fulbright, em inglês. Entre os pré-requisitos estão possuir nacionalidade brasileira e experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas e/ou audiovisuais. Também é necessário ter concluído curso superior e comprovar proficiência em inglês.

Caso a pontuação do exame de proficiência não chegue a tempo do prazo de inscrições, é possível enviá-lo posteriormente. O candidato não pode possuir título de mestrado ou superior, emitido por instituições nacionais ou estrangeiras, em qualquer área do conhecimento.

Os candidatos também deverão enviar uma sinopse de filme de longa-metragem  (uma página) e as primeiras páginas do respectivo roteiro (5 a 7 páginas), ambos em inglês. O prazo final de envio de candidaturas é 12 de junho.

O Guia para Candidatos destaca o fato de que, embora o formulário seja padrão para todas as nacionalidades que se candidatam ao programa, brasileiros não precisam preencher todos os campos. Confira os detalhes aqui.

Na candidatura, o interessado deve indicar até 3 universidades de preferência. Os candidatos indicados para a bolsa receberão orientação da Comissão Fulbright sobre os procedimentos para as candidaturas nas instituições indicadas, ou em outras que venham a ser propostas. A instituição onde o mestrado será realizado será escolhida dentre aquelas em que o bolsista foi aceito.

Confira aqui o edital e faça sua candidatura para a bolsa para mestrado em cinema da Fulbright!

* Foto: Estudante de roteiro da NYFA em locação / Crédito: New York Film Academy

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem